O PODER DO MEL

 

E já que estamos falando de primavera, lembramos de flores e para chegar ao mel é um pulo, ou devo dizer, um voo.

Sempre que penso em mel, ou o utilizo de alguma maneira em meu cotidiano, não perco de vista de onde ele vem. O mel, é o resultado de um longo processo e a natureza nos ensina que tudo o que vale a pena, chega até nós a partir de um caminho de aprendizados e comprometimentos.

Abelhas percorrem caminhos buscando as melhores flores. Comunicam-se entre si e em um maravilhoso processo de cooperação, buscam o néctar e o carregam para a colmeia, geometricamente construída para o melhor aproveitamento de espaço/armazenamento.

E nós compartilhamos este produto final em harmonia e respeito. Pelo menos seria o ideal, não é?

Mas vamos falar um pouco sobre o mel.

O mel é uma fonte rica de carboidratos, vitaminas e minerais, tais como niacina, potássio, cálcio e zinco. Também contém aminoácidos e anti oxidantes. Com relação ao valor nutricional, isto depende do tipo de florada que deu origem ao mel.

O mel também possui propriedade anti bactericida e fungicida, ajudando a ativar o sistema imunológico, não apenas quando ingerido mas também quando aplicado sobre a pele. Desta forma podemos utiliza-lo em cortes e feridas para não abrir a porta a infecções.

Uma receita pessoal que já utilizei várias vezes com resultado comprovado é quando aplicado sobre picadas de insetos, tais como abelhas, vespas, formigas e outros.

Faça uma pastinha com mel e canela em pó. Aplique sobe o local da(s) picada(s). O alívio é imediato, tanto para a coceira quanto dor, e age como anti inflamatório.

Experimente este esfoliante natural para a pele.

1 colher de chá de chá verde

2 colheres de sopa de abacaxi, papaia ou figo (na forma de purê)

4 colheres de sopa de purê de abóbora (pode ser a cabochan)

1 colher de sopa de mel

2 colheres de chá de aloe vera em gel

½ colher de chá de óleo de jojoba

4 colheres de sopa de fubá

Misture todos os ingredientes. Aplique no rosto, testa e pescoço em movimentos circulares. Deixe uma camada fina sobre a pele por 15 a 20 minutos.

Enxague em agua morna ou fria e seque suavemente com uma toalha macia.

Esta máscara pode ser guardada em pote fechado por dez dias na geladeira. Mas cuidado ao manusear para não contaminar o que restante do pote.

Fonte: Care2 – www.care2.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *